quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sendo Um Ser Humano Melhor




Olá queridos!

Estava de bobeira na internet pensando no que ia postar no blog esta semana. Em meio ao triste evento do desabamento de três prédios ontem, aqui no Rio, e nesse espírito de tristeza e solidariedade, acho que me inspirei e resolvi saber o que o doutor Google teria a responder para a seguinte questão: Como ser um ser Humano Melhor?

Bem, o que constatei foi que realmente, o mundo boia completamente quando esse é o assunto. Primeiramente, reparem que existem aproximadamente 56.400.000 resultados. Ou seja, tem uma enormidade de gente com uma opinião sobre o assunto. No entanto, quantidade não quer dizer nada. Podemos destacar, apenas na primeira página de resultados, filosofias riquíssimas como "Regras Para se Tornar Um Ser Humano".

Mas que idéia estúpida é essa? Então se estou diante de um computador, lendo, raciocinando, mas não seguindo as regras, não sou um ser humano? Que visão mais minimalista de ser humano! Só é ser humano quem pensa desse jeito, quem toca a vida dessa forma, quem erra nesses parâmetros?

Outro que se destacou foi o Homo Sapiens que resolveu perguntar no Yahoo Answers: "Quero me tornar um ser humano melhor. Como posso fazer"? Caaaarrrrraaaaaa, na boa, quando se quer um conselho na vida, pergunte pra alguém que pelo menos você conhece! Que você sabe que não é um psicopata, ou um amigo póstumo do Bin Laden, ou quem sabe um cara que adoraria dar uns pegas na namorada do amigo...

O fato é que a visão que o homem tem de si mesmo, atualmente, é extremamente pessimista. É o homem que faz a guerra, é o homem que discrimina e mata a própria raça, é o homem que é falso, é ganancioso. Ser humano tornou-se uma das piores desgraças que poderia acontecer a alguém! Quem nunca ouviu outra pessoa dizer que é mais fazer caridade aos animais do que aos seres humanos?

Nessa de olharmos para aquilo que os homens foram capazes de fazer, nessa de percebermos aquilo de pior que nós mesmos somos capazes de fazer, percebemos o quanto poderíamos ser mais e não somos. E muitas vezes nos desesperamos e queremos buscar em qualquer lugar uma resposta que não está lá. E nós mesmos queremos responder a algo para que simplesmente não temos resposta.

Nesse mundo onde ser animal irracional tá super na moda, precisamos constantemente lembrar a nós e aos nossos, duas verdades fundamentais:

1 - Você é um animal com capacidade cognitiva e polegares opositores. Procure na terra outro animal que seja capaz de realizar coisas tão fantásticas como o homem. Não existe animal que tenha linguagem, que tenha sentimentos emocionais, que prefira azul a preto, que seja capaz de inventar um remédio pra tuberculose ou perceber que o fogo pode ser utilizado para cozer alimentos e construir tijolos! Exceto o ser humano. 

2 - No mundo, certa vez, habitou um ser humano verdadeiro, um ser humano que é modelo daquilo que todos os seres humanos deveriam ser e não são. Este ser humano veio ao mundo porque, assim como nós, viu que somos tão fracos, tão indignos, capazes de tantas atrocidades que precisávamos de alguém que nos ensinasse a ser humano de verdade, humano como todos nós fomos criados para ser. Este ser humano chama-se Jesus e por ser Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem, foi crucificado, morto e sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado a direita de Deus Pai, todo poderoso.

A partir deste ser humano, chamado Jesus, podemos sempre ser melhores. Temos sempre uma escolha, temos sempre um modelo a ser seguido que nos indica não só o que ser, mas como fazer para ser aquilo que ainda não somos: Seres Humanos PLENOS!

Pois é, a notícia pode ser drástica para alguns, mas a resposta para a pergunta da pesquisa é: "Seja Ser Humano em Jesus de Nazaré"! Isso significa que sua vida sofrerá limitações (e me diz, quando que ela não sofre?), mas também significa que, agora, você finalmente pode se realizar enquanto ser humano.

Impossível? Acho que não! Não seria reconfortante se, para cada Sadan Hussein existisse um São Francisco? E se para cada Sergio Naia existisse uma Madre Tereza de Calcutá? Talvez gostássemos mais do mundo se houvesse nele menos Anísios Abraões e mais beatos Piers Giorgios.

Seriamos mais felizes, porque teríamos mais pessoas felizes. E pessoas felizes geralmente são caridosas e levam felicidade aos outros também!

Lembre-se que para cada passo errado que você dá existe alguém, em algum lugar do mundo, sendo uma pessoa melhor para si e para os que estão ao redor.

Seja Humano, seja divino.

Um comentário:

Renan Massoto disse...

Cecilia Lima está se revelando uma cronista de primeira. Ótima reflexão!