terça-feira, 1 de março de 2011

Santa Faustina, Rogai por Nós!

Nascida na Polônia em 1905, Helena Kowalska (que em sua vida religiosa adotou o nome de "Faustina") pertencia a uma família pobre, mas com sólida formação cristã. Era a terceira entre dez irmãos. Desde criança sentiu-se inclinada à vida consagrada, porém as dificuldades da vida a fez aguardar muitos anos antes de ter condições de seguir a vocação à qual Deus a chamou. Aos 18 anos parte para a cidade industrial de Lódz, em busca de trabalho. Lá cumpre seus deveres de cristã levando uma vida comum de vaidades como suas companheiras, porém não encontrado satisfação em nada, mas sempre recebendo o chamado interior do Senhor. Sofria muito com isso, como relata em seus escritos:

Numa ocasião eu estava com minhas irmãs num baile. Quando todos se divertiam, minha alma sentia tormentos interiores. No momento que comecei a dançar, de repente vislumbrei Jesus ao meu lado, Jesus sofredor, despido de suas vestes, todo coberto de chagas, que me disse estas palavras: "Até quando te suportarei e até quando tu me enganarás?" Tentando disfarçar o ocorrido, deixei dissimuladamente minhas irmãs e companheiras e fui à Catedral de São Estanislau Kostka. Deixei-me cair diante do Santíssimo Sacramento e pedi ao Senhor que me desse a conhecer o que devia fazer. Então ouvi estas palavras:"Vai imediatamente à Varsóvia e lá entrarás no convento. Imediatamente contei as minhas irmãs que deveria partir para Varsóvia, fiz minha mala e disse a elas que se despedissem por mim de meus pais. Desci do trem sem saber a quem me dirigir e disse à Nossa Senhora: "Maria, dirigi-me, guia-me". Imediatamente ouvi em minha alma que saísse da cidade e fosse a certa aldeia, onde poderia passar a noite em segurança. Foi o que fiz. No dia seguinte bem cedo, vim à cidade e entrei na primeira igreja que encontrei e comecei a rezar. As missas se sucediam e em uma delas ouvi estas palavras: "Vai falar com esse padre e ele te dirá o que deves fazer em seguida". Fui à sacristia, contei o ocorrido e pedi conselho para saber qual convento ingressar. Por enquanto, disse o padre: vou enviar-te a uma senhora piedosa com a qual ficarás até ingressar no convento, a qual me recebeu muito bem. Depois de muito procurar e ser recusada, bati à porta do convento onde a madre superiora me recebeu e depois de uma breve conversação, disse-me que eu falasse com o Senhor da casa e perguntasse se ele me aceitaria. Fui até a capela e perguntei a Jesus: Senhor, Vós me aceitais? e logo ouvi esta voz: Eu te aceito, tú estás em meu Coração. Voltei e madre me aguardava. Então perguntou se o Senhor me aceitava. Respondi que sim e ela me disse: Se o Senhor aceita, então eu também aceito.

O citado convento pertencia à Congregação da Mãe de Deus da Divina Misericórdia. Mas Helena não pode entrar imediatamente, pois não tinha o dote. Teve que trabalhar durante um ano e juntar o dinheiro. Em 1º de Agosto de 1925, Helena atravessou , cheia de alegria, o umbral do convento. Depois de dois anos, em 30 de Abril de 1928, Ir. Maria Faustina faz os votos temporários. É enviada para Varsóvia e trabalha na cozinha das irmãs e das alunas. No ano de 1931 é enviada ao convento da cidade de Plock, onde Cristo lhe aparece em característica visão. Ela viu Jesus vestido de túnica branca, com a mão direita levantada a fim de abençoar, enquanto a esquerda pousava no peito, fazendo com que a túnica, levemente aberta, deixasse sair dois grandes raios, um vermelho e outro pálido. Santa Faustina fixou em silêncio o olhar surpreso no Senhor; sua alma, de início espantada, sentia progressiva e vibrante felicidade. Disse-lhe Jesus:

“Pinta uma Imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós. Desejo que esta Imagem seja venerada, primeiramente, na vossa capela e, depois, no mundo inteiro. Prometo que a alma que venerar esta Imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória.”

Permaneceu em Plock até 1932. Em 1933 regressa à casa de Cracóvia e em 1º de maio faz a profissão perpétua. Poucos dias depois Ir. Faustina é enviada à cidade de Vilna e lá permanece três anos. Esse período é bastante importante em sua vida espiritual que encontra seu mentor espiritual o padre Miguel Sopocko, confessor do convento, que ajuda -a no desenvolvimento do culto da "Divina Misericórdia", juntamente com a superiora do convento. Neste mesmo período, começa a escrever seu diário espiritual, cumprindo o designo de Cristo de tê-la como Sua secretária, para transmitir Sua mensagem à humanidade. O diário, escrito em forma de memórias, relaciona-se com os últimos quatro anos de da vida da santa. Apresenta a imagem da união dessa alma com Deus, bem como a profundeza da sua vida espiritual. O Senhor proporcionou à Irmã Faustina grandes graças, o dom da contemplação, o profundo conhecimento do mistério da Misericórdia Divina, as visões, as revelações, os estigmas ocultos, o dom de profetizar e de ler nas almas humanas, bem como o dom raramente encontrado dos esponsais místicos. ( Diário de Santa Faustina, n° 9). Sua saúde já enfraquecida desde 1932, decai até o ponto de não mais poder executar as tarefas. A superiora a envia a uma casa de saúde perto de Cracóvia. Seu comportamento durante a doença é um hino permanente à Divina Misericórdia, bem como um exemplo de paciência diante da dor, de humildade de completa entrega à vontade divina. Em 05 de Outubro de 1938, Ir. Faustina abandona esta terra, com a vista cravada no crucifixo, tranqüila, sem queixas. Em 2000, foi canonizada pelo Papa João Paulo II, na Festa da Divina Misericórdia.

Por sua vida religiosa e mística que nos aproxima de Cristo: Santa Irmã Faustina, Rogai por Nós!

Fontes:

http://www.jesus-misericordioso.com/diario-santa-faustina.htm

http://www.barmherzigkeit-gottes.de/DEVOCAO_A_MISERICORDIA_DIVINA/A_IMAGEM_SAGRADA_COM__A_INSCRI/body_a_imagem_sagrada_com__a_inscri.html

http://www.cot.org.br/igreja/santa-faustina-e-a-visao-do-inferno.php

http://www.arautos.org/artigo/1441/Santa-Faustina--apostola-da-Misericordia-Divina.html

http://identidadecatolica.blogspot.com/2009/07/visao-de-santa-faustina.html

http://www.luso.com.br/faustina.html

Nenhum comentário: