quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

IGREJA NA LUTA CONTRA A AIDS

Fonte: Rádio Vaticana

Roma, 03 dez (RV) - Do total de pessoas infectadas no mundo com o HIV/AIDS, aproximadamente 25% é atendida por alguma instituição da Igreja Católica, o que a converte na instituição mais importante em nível mundial neste tema. Esta porcentagem aumenta no caso da África, onde a Igreja cuida de quase 50% dos afetados por este flagelo.

Em entrevista concedida à plataforma multimídia da organização Ajuda à Igreja que Sofre, o Padre Michael Czerny, fundador da Rede Jesuíta para luta contra a AIDS na África, destaca que em alguns lugares afastados das grandes cidades, a quantidade de pessoas que sofrem esta enfermidade e que são atendidas pela Igreja chega inclusive a 100%. “Com freqüência os únicos serviços para lutar com a AIDS em áreas remotas são as clínicas da Igreja”, acrescenta o sacerdote jesuíta.

O religioso ressalta em seguida que “a Igreja no mundo é a entidade que mais cuida de doentes de HIV, dos que padecem a AIDS e cuida além do mais dos que são afetados por este flagelo, ou seja, as viúvas, os órfãos e demais pessoas que têm que lutar com este problema”.

“Dado que o HIV e a AIDS não são somente uma infecção ou doença, mas também um problema pessoal, familiar, social e espiritual, o que a Igreja pode fazer e o que efetivamente faz, é acolher as pessoas de maneira integral, considerando sua dimensão psicológica e espiritual, e não só no nível médico”, explica o sacerdote. (SP)

Nenhum comentário: