segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Medjugorje: prós e neutros

Extraído do portal canção nova

Na época em que a Iugoslávia estava sob o regime comunista, o Estado era radicalmente ateu e a prática das religiões era tolerada sob uma condição: a fé era livre, desde que praticada de maneira privada (não podiam existir, neste período, manifestações religiosas em público). Foi nesse cenário, em 24 de Junho de 1981, que terá ocorrido a primeira aparição da Virgem, trazendo consigo pedidos de paz, perdão e reconciliação. E quando os videntes perguntaram a Nossa Senhora o porquê Dela ter escolhido esta região dos Balcãs, Ela, a Rainha da Paz, respondeu: “Porque são firmes na fé, fiéis a Deus e porque rezam”.
De fato, nenhuma repressão foi suficiente para conter os acontecimentos de Medjugorje. Os padres, as crianças (videntes) e os fiéis não se intimidavam diante das forças militares. Pelo contrário, estavam inundados de uma fé firme, de uma esperança inabalável, que provinha das mensagens da Gospa. E, como “tudo é possível àquele que crê”, eis que o regime comunista caiu, e mesmo estando num território em meio à guerra pela independência entre sérvios e croatas, Medjugorje permaneceu livre de qualquer ataque. É interessante ressaltar que no tempo da guerra, tudo ao redor de Medjugorje foi bombardeado e destruído, e só uma bomba caiu em Medjugorje, a qual não detonou.
As mensagens que Nossa Senhora dirige a todos os fiéis encorajam-nos a ter fé, perseverar na oração, a se reconciliarem entre si e com Deus, a fazerem penitência, a lerem e meditarem a Palavra de Deus, enfim, a se converterem, neste “tempo de graça”; são mensagens simples, como os conselhos dados por nossas mães e que devem ser colocadas em prática, pois é Ela mesma que nos pede: “Vivam as minhas mensagens!”
As mensagens podem ser apresentadas, a partir de cinco temas específicos: O Rosário completo (mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos), Confissão auricular mensal, Santa Missa e Adoração ao Santíssimo, Jejum às quartas e sextas-feira, Leitura da Bíblia – lectio divina.


Aparições de Medjugorje serão investigadas pela Santa Sé. [modificado]

O Vaticano anunciou em 17/03/2010 a instituição de uma Comissão Internacional de Investigação sobre as aparições de Nossa Senhora em Medjugorge, na Bósnia Herzegovina.  
A comissão foi instituída pela Congregação para a Doutrina da Fé, sob a presidência do Cardeal Camillo Ruini, e será composta por cardeais, bispos, peritos e especialistas. Os estudos serão feitos de modo reservado e, os resultados, submetidos às instâncias do Dicastério.
As aparições de Nossa Senhora tiveram início no dia 24 de junho de 1981. Nos primeiros meses, tinham uma frequência diária, e posteriormente passaram a aparições mensais ou anuais. Entre os videntes, encontram-se seis pessoas nascidas nos arredores da cidade, a quem Nossa Senhora se apresentou como "Rainha da Paz".
Em 1991, a Conferência Iugoslava de Bispos disse que não havia nada de sobrenatural nas aparições. Mas a Igreja Católica continua os estudos a fim de determinar sua veracidade.

Nenhum comentário: